10 motivos pra viajar de trem pela Espanha

Trem Espanha Renfe
Muito melhor que nuvens brancas, né?

Quem acompanha o blog sabe que eu adoro viajar de trem. E como muita gente me pergunta: “É melhor viajar de avião ou de trem pela Espanha?”, decidi que o tema merecia um post especial. Aí vai o que eu digo pra meus amigos.

1) Estações na zona central das cidades. Isso significa transporte mais fácil, rápido e barato até o hotel. Levanta a mão quem já pagou 120 libras de taxi do aeroporto ao centro de Londres. o/

2) Poder twittar a viagem inteira. Quem é levemente viciado em usar internet como eu, sabe que passar horas com o smartphone apagado é uma tortura. No trem não tem essa história, nada de apagar os aparelhos eletrônicos.

3) Viajar de trem é rápido. E não falo do tempo sobre os trilhos, falo do total da viagem. Quando viajamos de avião, demoramos um tempão pra chegar ao aeroporto… e temos que ir com bastante antecedência pra pegar a fila do check-in… a do controle de segurança… e ainda ter tempo suficiente pra andar até o portão de embarque. Ufa!!! E quando chegamos ao nosso destino, mais um tempinho pra chegar até o hotel.
Quando viajamos de trem tudo isso é muito mais rápido e, assim, temos mais tempo pra curtir a cidade!

4) Não pesa no bolso. Viajar na Espanha costuma sair mais barato de trem que de avião, mas é claro que isso depende da temporada, do dia da semana, etc, etc, etc No site do Renfe você encontra o preço das passagens de trem e eu gosto de utilizar o Skyscanner pra pesquisar passagens aéreas.

5) Menos lata de sardinha que o avião. As poltronas são amplas e cômodas. Os homens não ficam batendo os joelhos na poltrona da frente rsrs. E podemos andar pelos corredores e comer alguma coisa no vagão-café do início ao fim do percurso. É muito chato o momento “apertar os cintos”.

6) Nada de filas demoradas. Passamos a mala no scanner, mostramos a passagem e padentro do trem.

7) Meia horinha basta. É tempo suficiente de antecedência pra chegar na estação já que o processo de embarque é bem rápido. FICA A DICA >> chegue com a passagem impressa (compre online no site do Renfe). Se você ainda for adquirir os bilhetes na estação, reserve um bom tempinho, pois a espera pode ser longa.

8) A paisagem é o melhor da viagem. Muito verde, animais, casinhas e montanhas que deixam a viagem muito mais agradável. Muito mais divertido que nuvens brancas ;)

9) Perfeito pra quem tem medo de avião. Não é o meu caso, mas pra quem sofre desse probleminha, viajar de trem pode ser a grande saída pra curtir tanto a Espanha como muitas outras cidades da Europa. Ir de Paris a Londres pela Eurostar, por exemplo, é uma maravilha!

10) Boas lembranças. Conversando com meu pai… ele me disse que, pra geração dele, viajar de trem é relembrar momentos da infância. Um belo motivo pra finalizar minha listinha :)

E você prefere trem ou avião?

—————–
+ info pra sua viagem na Página Transporte
Foto: Renfe

Anúncios

14 comentários sobre “10 motivos pra viajar de trem pela Espanha

  1. Aristides barion

    Amigo, estou indo pra espanha e estou na duvida se tenho de comprar os tickets de trem antecipadamente ou se deixo para comprar lá.
    Pretendo ir de madrid a Barcelona seguindo a Valência e voltando a madrid.
    O que vc me diz?

    1. Olá, Aristides. Se você sabe a data em que irá viajar, a compra antecipada pela internet é melhor. Você garante seu lugar no trem e ainda pode encontrar promoções com passagens mais baratas. Eu já comprei diversos tickets no site do Renfe e foi tudo ótimo, só recomendo usar o Internet Explorer porque já tive problemas com outros navegadores no momento de finalizar o pagamento.
      Caso você decida comprar na hora, é melhor chegar com antecedência e usar as máquinas, pois costumam ter menos fila que a central de atendimento.
      Dê uma olhada também no post Como viajar de Madri a Barcelona e compartilhe com a gente qualquer outra dúvida que você tenha.
      Boa viagem!

  2. Na viagem que fizemos o ano passado, fomos de Madri para San Sebastian de avião. Neste ano, em Agosto, decidimos ir de trem, justamente pelos motivos que você colocou no post.

    É incrível. É o terceiro post que leio deste blog que acabei de descobrir e todos eles me ensejaram um comentário! Vou parar para não ser chato.

    1. Todos os seus comentários são muito bem-vindos! Aqui estamos pra compartilhar experiências e opiniões.
      A decisão de trocar o avião pelo trem me parece fantástica. Você está convidado a voltar aqui no blog depois da viagem pra contar se valeu a pena a troca.

  3. Mario

    Olá!
    Irei para Espanha em setembro/2014 e faremos 4 viagens de trem (Madri/Sevilla – Sevilla/Granada – Granada/Barcelona – Barcelona/Madri). Você acha que vale mais a pena comprar um Eurail One Country Pass (de quatro viagens) ou comprar as passagens separadamente pelo Renfe? Há vantagens e desvantagens entre essas opções?

    Valeu,

    Mário

    1. mairagarrido

      Olá, Mario. Obrigada pela visita ao blog. Eu sempre viajo comprando diretamente no site da Renfe, por isso não tenho uma opinião ou experiência pessoal sobre o Eurail One Country Pass. Provavelmente eles oferecem um preço mais barato já que o cliente está comprando um pacote de passagens, mas acho recomendável comparar. Se você já sabe as datas da viagem, sugiro que faça uma simulação da compra no site do Renfe e compare o preço total das passagens com o preço da Eurail. Boa sorte e conte comigo se tiver qualquer outra dúvida

  4. Roberto Correa

    Olá desejo viajar na Espanha, gostaria de sugestão de cidades para serem conhecidas! Já conheço Madri e Barcelona e gostaria de conhecer outras cidades!

    1. Maíra Garrido

      Oi, Roberto! A Espanha tem lugares incríveis, então a lista de sugestões seria infinita ;-) O que eu faria seria escolher uma das regiões espanholas e visitar vários locais. As cidades são próximas e há muitas opções de transporte. A região da Galícia, por exemplo, é uma ótima opção. Você pode visitar a famosa localidade de Santiago de Compostela, passar o dia nas Islas Cíes (considerada uma das praias mais bonitas do mundo), fazer um passeio de barco em O Grove para ver os cultivos de mariscos, entre muitos outros destinos. Outras regiões turísticas: Andalucía, País Vasco e Comunidad Valenciana. Espero que você aproveite ao máximo sua viagem! Um abraço

  5. Eliane

    Olá Maíra
    Estou indo para a Espanha, mais precisamente para Valência, em novembro. Estou querendo ir a Madri de trem, andei dando uma olhada no site da Renfe mas ainda não estão aberta compra para este período . Com quanto tempo de antecedência posso comprar passagens de trem no site.
    Adorei suas dicas, seu blog é muito bom. Parabéns!

    1. Maíra Garrido

      Olá, Eliane! Obrigada pela visita ao blog! Sempre que comprei passagem de trem pela Renfe nunca tive problema com a questão da antecedência da compra. Não sei se existe um tempo estipulado por eles. Acabei de testar datas em novembro e consegui visualizar passagens pra esse mês. Tente novamente e espero que dê certo :)

Gostou do post? Quer deixar uma sugestão? Esse espaço é seu

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s