
É fácil e barato fazer turismo nas cidades próximas a Madri, por isso, sempre que tenho um tempinho, visito algo por perto. Esta semana, fui a San Lorenzo de El Escorial, cujo mosteiro é nada mais e nada menos que Patrimônio da Humanidade.
O que importa é o mosteiro
San Lorenzo de El Escorial se encontra na Comunidad de Madrid, a apenas 50 km da capital. As suas ruas são encantadoras, as paisagens montanhosas são fantásticas… mas o que realmente atrai milhares de visitantes é o Real Sitio de San Lorenzo de El Escorial, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Construído no século XVI, esse monumental complexo engloba um palácio, um mosteiro e uma basílica.
Pela batalha e pelos mortos
Pode parecer estranho, mas foram esses os motivos que levaram o Príncipe Filipe II a construir o Real Sitio de San Lorenzo de El Escorial (também conhecido como Monasterio de El Escorial). O triunfo espanhol na batalha de San Quintín merecia uma comemoração, e como o monarca decidiu fazer isso? Encomendando uma grande construção. A realeza era assim… um pouco excêntrica ;)
Além de querer comemorar a vitória contra os franceses, o Príncipe também tinha outra motivação. Construir dentro do Escorial um panteão que receberia os restos mortais dos seus pais e dos sucessores da família real.
O melhor da visita
Esses são meus top 3 da visita ao Real Sitio de El Escorial:
{ Sala de las Batallas: nas paredes dessa galeria podemos ver afrescos que representam batalhas ganhas pelo exército espanhol. Fiquei impressionada com o nível de detalhe das obras.
{ Panteón de Reys: nessa suntuosa sala redonda estão os restos mortais de diversos monarcas espanhóis. É uma imagem um tanto impactante ver os caixões dispostos nas paredes ao redor.
{ Jardines de los Frailes: Felipe II, amante da natureza, contratou os melhores jardineiros da época para criar esse espaço. Figuras geométricas formadas por plantas, fontes de água, passarinhos voando, as montanhas ao fundo, o silêncio. Aqui tudo parece mais romântico :)

Mas não deixe de visitar também o Patio de los Reyes, a Basílica, o quarto onde morreu Felipe II, a Biblioteca… Este guia da Prefeitura oferece mais informação, além de sugerir roteiros pela cidade.
{ San Lorenzo de El Escorial }
Transporte desde Madri:
– Trem: Cercanías – linha C8(A). Duração: 1 hora
– Ônibus: Herranz – linhas 661 e 664. Duração: 1 hora
Fica a dica >> eu fui de trem e a viagem foi ótima, mas tivemos que subir uma ladeira durante uns 20 minutos pra chegar ao Monasterio. O ônibus L1 realiza esse trajeto, mas só passa a cada meia hora :( Acho que da próxima vez trocarei o trem pelo ônibus.
+ info: Turismo San Lorenzo de El Escorial
Fontes:
Turismo San Lorenzo de El Escorial
Patrimonio Nacional
Wikipedia
Massa Mai! Voltei lá enquanto lia o seu post…
Que bom que você “viajou” comigo! :)
Adorei!!