As melhores escolas para aprender espanhol

Uma amiga minha está planejando passar uns meses em Madri estudando espanhol, mas está com aquela dúvida comum a todos que decidem estudar em outro país: como escolher uma boa escola? Como saber se o centro oferece um ensino de qualidade?

espanhol

Escola de idiomas é o que não falta por aqui, então pedir recomendação a amigos pode ser uma boa. Se isso não for possível, eu optaria por um dos Centros Acreditados do Instituto Cervantes.

Podemos conhecê-los nesse site (ou também nesse outro) e usar os filtros disponíveis pra facilitar a nossa pesquisa. Esses centros são avaliados por uma equipe do Cervantes, que comprova, entre outros requisitos, a qualidade do ensino, os recursos necessários para as aulas e a formação dos professores. Mais info: aqui.


Por que o Instituto Cervantes é uma referência internacional?
Porque é o organismo oficial espanhol que, desde 1991, busca promover e ensinar a língua espanhola pelo mundo. Está presente em 77 países e é responsável, entre outras coisas, pela organização dos exames DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera).

Instituto Cervantes

Alguma região é melhor pra estudar?
Se seu nível de espanhol é baixo e você quer avançar rapidamente no aprendizado, eu evitaria as comunidades bilíngues. É claro que é possível aprender espanhol nessas regiões, mas conviver com dois idiomas pode dificultar as coisas.

No caso da Galícia (um lugar especial pra mim pela origem da minha família), amigos meus brasileiros me disseram que a semelhança entre o galego e o português facilita a comunicação, então eles não se sentiam “forçados” a aprender o espanhol.

Madri pode ser uma boa opção pela oferta de escolas e intensa programação cultural, mas a grande presença de estrangeiros pode ser um ponto negativo.

Segundo amigos meus daqui, Castilla y León (em português: Castela e Leão) é uma excelente região pra o estudo do espanhol. Burgos, Valladolid e Salamanca são algumas cidades dessa comunidade autônoma.

Camino de la Lengua Castellana

Vale ressaltar que a aprendizagem depende muito do empenho e do contexto de cada um. Independentemente do local escolhido, é importante participar de atividades que possibilitem a prática do idioma, como um trabalho voluntário ou um intercâmbio com pessoas locais.

Você estudou em alguma cidade espanhola? Compartilhe sua experiência com a gente, será super útil para os futuros estudantes :)

Anúncios

Gostou do post? Quer deixar uma sugestão? Esse espaço é seu

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s