Entre as movimentadas avenidas Gran Vía e Princesa, a Plaza de España é como um oasis, oferece silêncio no meio do caos urbano e tranqüilidade onde a pressa comanda. Inaugurada no início do século passado, é uma das maiores praças do país e parada obrigatória pra quem visita Madri.
Rodeada por árvores, cheia de banquinhos e preenchida pelo som das suas fontes, a praça é bastante freqüentada por turistas e aposentados durante o dia. E quando chega a noite, são os jovens que ocupam a área pra fazer botellón, ou seja, reunir os amigos pra beber na rua (e correr da polícia, já que em Madrid é proibido beber nas vias públicas).
Um ilustre espanhol
O escritor Miguel de Cervantes, mundialmente famoso pela sua obra Dom Quixote, é o grande homenageado no monumento situado no centro da praça. A sua estátua, acompanhada por seus personagens mais conhecidos, Dom Quixote e Sancho Pança, é o local mais disputado pra tirar fotos.
A construção da obra foi realizada pelo arquiteto Rafael Martinez e pelo escultor Lorenzo Coullaut, escolhidos através de um concurso nacional que celebrava os 300 anos da morte de Cervantes.
Cercada de história
Antes de ir embora da Plaza de España pare e olhe ao redor. Você poderá apreciar algumas construções emblemáticas como o Edificio España, de 1953, construído em estilo neobarroco e sempre protegido pela prefeitura para que conserve a sua fachada original. E a Torre de Madrid, obra da década de 50 e ainda um dos edifícios mais altos da cidade.
Onde: Plaza de España, 28008, Madrid
Metrô: Plaza de España
Horário: livre
Entrada: gratuita
Querida Cenous,
Amei ler e sentir seu olhar sobre Madri. Aguado pra ver aqui um post sobre Mercado San Miguel e o Jardim em frente ao Palácio Real! E se deixar o Urugalo (cruzes, nunca sei como escreve!)
vou achar que vcs estão escondendo o tesouro! hehehe
beijo grande e vida longa ao blog!
sua nova leitora,
bia
Muito bom te ver por aqui, Bia! Pode deixar que cada um desses lugares terá um post especial. Bj grande e seja bem-vinda!