El Escorial :: de capricho Real a Patrimônio da Humanidade

Monasterio de El Escorial

Mosteiro de San Lorenzo de El Escorial

É fácil e barato fazer turismo nas cidades próximas a Madri, por isso, sempre que tenho um tempinho, visito algo por perto. Esta semana, fui a San Lorenzo de El Escorial, cujo mosteiro é nada mais e nada menos que Patrimônio da Humanidade. 

O que importa é o mosteiro
San Lorenzo de El Escorial se encontra na Comunidad de Madrid, a apenas 50 km da capital. As suas ruas são encantadoras, as paisagens montanhosas são fantásticas… mas o que realmente atrai milhares de visitantes é o Real Sitio de San Lorenzo de El Escorial, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Construído no século XVI, esse monumental complexo engloba um palácio, um mosteiro e uma basílica.


Pela batalha e pelos mortos

Pode parecer estranho, mas foram esses os motivos que levaram o Príncipe Filipe II a construir o Real Sitio de San Lorenzo de El Escorial (também conhecido como Monasterio de El Escorial). O triunfo espanhol na batalha de San Quintín merecia uma comemoração, e como o monarca decidiu fazer isso? Encomendando uma grande construção. A realeza era assim… um pouco excêntrica ;)

Além de querer comemorar a vitória contra os franceses, o Príncipe também tinha outra motivação. Construir dentro do Escorial um panteão que receberia os restos mortais dos seus pais e dos sucessores da família real.


O melhor da visita
Esses são meus top 3 da visita ao Real Sitio de El Escorial:

{ Sala de las Batallas: nas paredes dessa galeria podemos ver afrescos que representam batalhas ganhas pelo exército espanhol. Fiquei impressionada com o nível de detalhe das obras.

{ Panteón de Reys: nessa suntuosa sala redonda estão os restos mortais de diversos monarcas espanhóis. É uma imagem um tanto impactante ver os caixões dispostos nas paredes ao redor.

{ Jardines de los Frailes: Felipe II, amante da natureza, contratou os melhores jardineiros da época para criar esse espaço. Figuras geométricas formadas por plantas, fontes de água, passarinhos voando, as montanhas ao fundo, o silêncio. Aqui tudo parece mais romântico :)

Jardines de los Frailes

Jardines de los Frailes

Mas não deixe de visitar também o Patio de los Reyes, a Basílica, o quarto onde morreu Felipe II, a Biblioteca… Este guia da Prefeitura oferece mais informação, além de sugerir roteiros pela cidade.

{ San Lorenzo de El Escorial }
Transporte desde Madri:
- Trem: Cercanías – linha C8(A). Duração: 1 hora
- Ônibus: Herranz – linhas 661 e 664. Duração: 1 hora
Fica a dica >> eu fui de trem e a viagem foi ótima, mas tivemos que subir uma ladeira durante uns 20 minutos pra chegar ao Monasterio. O ônibus L1 realiza esse trajeto, mas só passa a cada meia hora :( Acho que da próxima vez trocarei o trem pelo ônibus.
+ info: Turismo San Lorenzo de El Escorial

Fontes:
Turismo San Lorenzo de El Escorial
Patrimonio Nacional
Wikipedia

About these ads

3 comentários sobre “El Escorial :: de capricho Real a Patrimônio da Humanidade

Gostou do post? Quer deixar uma sugestão? Esse espaço é seu

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s